terça-feira, 23 de novembro de 2010

Projeto Ballet Luiz Henrique apresenta "O Quebra Nozes"


Os alunos do Projeto Ballet Luiz Henrique juntamente com os bailarinos da Companhia Luiz Henrique encenam o primeiro ato da encantadora história natalina "O Quebra Nozes". O Projeto continua pelo quarto ano consecutivo recebendo o apoio da Lei de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Pouso Alegre.

Local: Theatro Municipal de Pouso Alegre
Dias: 11 - sábado e 12 - domingo
Hora: 19:30

Venha se encantar com essa emocionante história de natal!

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

O Mágico de Oz - O Ballet


Venha se emocionar com a fantástica história d'O Mágico de Oz, contada em forma de dança pelos alunos da Escola de Ballet Luiz Henrique. A apresentação deste trabalho estreia em Cambuí - MG, no domingo 28 de Novembro, ás 19:30hs, com as alunas da extensão que a Escola de Ballet Luiz Henrique mantém na cidade desde 2009. Os ingressos para o espetáculo em Cambuí podem ser retirados no Teatro da cidade pelo valor de R$ 6,00. Na semana seguinte, a apresentação promete encantar o público de Pouso Alegre, com apresentações no sábado 04 e domingo 05 de Dezembro, ás 19:30hs no Theatro Municipal; os ingressos custam R$ 9,00 e podem ser retirados antecipadamente na sede da Escola.

O diretor, professor e coreógrafo Luiz Henrique, juntamente de Paula Cinaqui, dedicaram-se aos preparativos para esta apresentação desde o início do ano. As crianças vêm interagindo com a história do clássico do cinema "O Mágico de Oz" desde então, quando ouviram dos professores a história do filme e depois receberam desenhos para colorir os personagens.

Agora é chegada a hora da verdadeira magia: o espetáculo acontece no palco! E promete encantar o público! Venha se emocionar em um passeio pelo mágico mundo de Oz!

Cia. Luiz henrique inicia curso com Miriam Druwe

A Companhia Luiz Henrique iniciou neste Novembro um Curso de Dança Contemporânea com a conceituada diretora e coreógrafa Miriam Druwe, atuante ativa na cena do teatro-dança em São Paulo. A partir de Janeiro Miriam retorna a Pouso Alegre para a continuidade no curso e ainda realizar um trabalho coreográfico para a Cia.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010


No próximo fim de semana, a Companhia Luiz Henrique promove um Curso de Dança Contemporânea com a bailarina, coreógrafa e diretora Miriam Druwe. O curso será realizado na sede da companhia, na Escola de Ballet Luiz Henrique, nos dias 13 e 14 de Novembro, a partir das 14:00:

R. Comendador José Garcia, 519/1 - Centro - Pouso Alegre - MG

(35) 3422-9599

Os interessados em participar devem entrar em contato com a escola para informações sobre custos.

Pré-requisitos:

- Trazer meias e joelheiras.
- Estar aberto a novas propostas de movimentos do corpo.

Sobre Miriam Druwe:

Integrou as principais companhias profissionais: Cisne Negro, Balé da Cidade, República da Dança. É idealizadora, coreógrafa e diretora da Cia Druw, com a qual realizou diversos espetáculos com base em pesquisas das culturas populares, mesclando técnicas teatrais, de dança e circo. Abaixo, veja foto do espetáculo "Lúdico", de 2008.

Miriam Druwe já foi premiada com o prêmio APCA como melhor bailarina.

domingo, 10 de outubro de 2010

O Mágico de Oz - O Ballet


O trabalho para a apresentação de fim de ano da Escola de Ballet Luiz Henrique segue a todo vapor. O tema desse ano é a história de "O Mágico de Oz", em que a garotinha Dorothy sonha em conhecer o mundo além do arco-íris, onde fadas e bruxas convivem como num livro de aventuras e fantasias. No meio de um tornado seu sonho se torna realidade e sua casa é levada para a terra de Oz. A amedrontada Dorothy quer voltar para casa, mas para isso precisa ir pelo caminho das pedras amarelas em busca do mágico que a ajudará no retorno ao lar. No caminho do palácio do mágico, encontra um espantalho que quer um cérebro, um homem-de-lata que quer um coração e um leão covarde que almeja ser corajoso. A aventura segue recheada de surpresas e ensinamentos.

A turma de alunos da Escola, desde as mais pequeninas bailarinas do pré-ballet até os bailarinos adultos da Companhia Luiz Henrique estão inteirados nessa fantasia do mundo de Oz. O processo vem desde o início do ano, quando começaram os preparativos com o tema junto aos alunos. Foi realizado sessão pipoca-cinema para a criançada assistir ao filme "O Mágico de Oz", mega-produção hollywoodiana de 1939. A criançada delirou e depois coloriu desenhos com os personagens do filme.

Os ensaios da coreografia, preparada pelo diretor Luiz Henrique, seguem em processo de conclusão. As apresentações acontecerão em 04 e 05 de Dezembro, no Teatro Municipal de Pouso Alegre.




sábado, 9 de outubro de 2010

Conversas Filosóficas com Levi Leonel

A partir de 26 de Outubro a Escola de Ballet Luiz Henrique receberá, quinzenalmente, às terças-feiras, palestras sobre diversos temas com o psicólogo (CRP 06-71348), psicanalista e mestre em ciências da linguagem Levi Leonel. Os encontros serão abertos ao público, com entrada gratuita, a partir das 19:30 horas até as 21:30. Todos são convidados a participarem dos discursos sobre corpo, criatividade, stress e drogas.


Segue relação e breve resumo da programação:



26-10-10
A CRIATIVIDADE COMO USO DA AGRESSIVIDADE

Do uso do brinquedo a criança pequena levará para a adultice sua capacidade para divertir-se, iludir-se, ter fé (ter-fé-em, segundo Winnicott); os lenços, cobertores, brinquedos de pelúcia etc., usados para acalmar, confortar e adormecer, darão a base para o devaneio, a poesia, o sonho e o sono; o modo como isso se modifica e se espalha pela meninice é que transforma agressividade em arte, cultura e trabalho. Seguiremos as propostas de Winnicott em O brincar e a realidade. Trataremos, ainda, do corpo como o ser das possibilidades de ser. O corpo em jogo; na arte; no esporte etc.
09-11-10
O ESTRESSE COMO EMPERRAMENTO DA CRIATIVIDADE

Estresse é a angústia de não saber dar conta de si frente aos conflitos com o mundo. É a agressividade que se volta contra a própria pessoa. É a insegurança e desconfiança com a realidade. Veremos ainda a relação do estresse com a despersonalização, a desarticulação psíquica, a desilusão, a depressão.

23-11-10
A TENDÊNCIA ANTISSOCIAL (WINNICOTT): AS DROGAS; A DELINQUÊNCIA

A partir de sua teoria do desenvolvimento emocional propõe uma nova visão sobre as motivações do comportamento antissocial, que se estende do urinar na cama até o roubo e violência física. É um pedido de socorro e esperança de ser salvo. Quando o bebê é deprivado dos bons cuidados iniciais sucede-se um longo e decisivo tempo de aridez de afetos; a criança se sente desistituída daquilo que é seu, por direito, e passa a perseguir seu objeto de amor perdido, tomando-o do mundo, por meio da agressão. Relacionaremos a droga com o brinquedo e o narcisismo.

07-12-10
A INVENÇÃO DA FELICIDADE

A obrigação de ser feliz e bem sucedido criou uma subjetividade cujo centro é, por princípio fracassada, senão um fiasco. a vida moderna implica que o sujeito se declare a ponto de ser feliz, e, paradozalmente, que necessite de ser totalmente feliz. Nesse forçamento estilhaça-se sua possibilidade de fazer experiência e sua vida torna-se de segunda mão. Resta consumir - todos os artefatos, comidas, drogas etc. - e neste ato tentar ser diferente, singular, alguém. Pergunta-se: ainda há espaço na pós-modernidade para se viver uma vida original, para a paixão, para o desejo, para a fascinação? Uma vida realmente viva? Até que ponto essa busca pode ser uma solução e não apenas mais um item de consumo? Ousar viver experiência pode ser um modo bastante bom de se viver algo além do cotidiano.

Para conhecer mais sobre o trabalho de Levi Leonel, acesse http://www.levileonel.com.br/ ou entre em contato pelo e-mail levi@levileonel.om.br.

Convide seus amigos e venham participar das Conversas Filosóficas com Levi Leonel, mais uma proposta da Escola de Ballet Luiz Henrique para disseminar o ato do pensar e agir consciente. Aguardamos sua presença!

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Companhia Luiz Henrique inicia Curso de Teatro

Nos dias 25 e 26 de Setembro, alguns integrantes da Companhia Luiz Henrique iniciaram, na própria Escola, sede do grupo, um curso de teatro com o professor Le Paixão, ex-integrante do CPT (Centro de Pesquisa Teatral), de São Paulo, onde estudou e participou de montagens, por vários anos, com o renomado diretor Antunes Filho.

Le Paixão traz sua experiência com o Método do Ator, desenvolvido por Antunes Filho, repassando a técnica de corpo e voz co exercícios que exigem disciplina e entrega das verdades interiores, colocando em xeque os véus do ego.

A proposta do Curso se estenderá, inicialmente, com quatro encontros até o fim deste ano, desenvolvendo um trabalho de estudo e pesquisa do saber-teatral. A Companhia Luiz Henrique prepara e inova-se criativamente, sempre na busca de novos olhares das Artes. "É importante estarmos em contato com diversas frentes artísticas, trazendo pessoas com experiências distintas para agregar valores criativos à nossa Companhia. Essa vinda do Le Paixão coloca-nos em contato com o Método Antunes Filho, um dos expoentes do Teatro Brasileiro. É a visão da Companhia.", explica Charles Pierre, um dos integrantes do grupo e aluno e professor na Escola.

domingo, 12 de setembro de 2010

Fotos de Ballet Luiz Henrique no FENAC 2010

A Companhia Luiz Henrique e o Projeto de Ballet participaram da FENAC 2010, percorrendo as cidades mineiras Formiga, Pouso Alegre, Três Pontas, Varginha e finalizando a temporada em Boa Esperança.


"Essa experiência de sair pra dançar em outras cidades agrega muita bagagem para os pequenos bailarinos participantes do Projeto", comenta o diretor e coreógrafo Luiz Henrique. Há quatro anos o Projeto de Ballet é apoiado pela Prefeitura Municipal de Pouso Alegre - MG, através da Lei de Incentivo à Cultura. Mais de duzentas crianças já foram beneficiadas com a oportunidade de aprender o ballet clássico, bem como demais técnicas de dança moderna, contemporânea, teatro e música.

O FENAC 2010 proporcionou a oportunidade de muitas cidades conhecerem o trabalho do coreógrafo e diretor Luiz Henrique, que muito emocionou o público principalmente com a obra "Severino", que retrata o sofrimento de quem ainda vive em terras secas, com sede de água, de vida, de lembrança e reconhecimento. Essa coreografia foi baseada no clássico literário "Morte e Vida Severina", de João Cabral de Melo Neto.


Luiz Henrique presenteou os bailarinos da sua companhia com a coreografia "Solidão", solo dançado na música "Beija-flor", de Cazuza, que o consagrara como bailarino-expoente nos festivais da TV Cultura nos anos 80. Desta vez o diretor repassou a vez para os pequenos bailarinos do Projeto executarem o solo. Após ensaios e ensaios, os bailarinos passaram por teste e quatro deles, João Henrique, Clarice de Jesus, Viviane Gonçalves e Giovanna Cristina revezaram a coreografia "Solidão" nas cinco cidades em que o Ballet Luiz Henrique partiricipou do FENAC 2010.

Confira abaixo fotos das coreografias "É isso aí", "Característica Nacional" e "Severino".
















domingo, 15 de agosto de 2010

Ballet Luiz Henrique no FENAC 2010


O Ballet Luiz Henrique tem presença marcante no FENAC 2010, o Festival Nacional da Canção (http://www.festivalnacionaldacancao.com.br/), que há 40 anos revela novos talentos da música brasileira e é considerando o maior festival do gênero no Brasil. Convidada para mostrar seu trabalho artístico com músicas brasileiras, a Companhia Luiz Henrique tem agenda confirmada em cinco cidades onde acontece o FENAC: Formiga, Pouso Alegre, Varginha, Três Pontas e Boa Esperança. As coreografias assinadas por Luis Henrique tem grandes nomes da MPB, como Caetano Veloso, Chico Buarque, Ana Carolina, Cazuza entre outros.



AGENDA

AGOSTO

07 - Formiga
14 - Pouso Alegre
21 - Varginha
28 - Três Pontas

SETEMBRO

05 - Boa Esperança