terça-feira, 28 de setembro de 2010

Companhia Luiz Henrique inicia Curso de Teatro

Nos dias 25 e 26 de Setembro, alguns integrantes da Companhia Luiz Henrique iniciaram, na própria Escola, sede do grupo, um curso de teatro com o professor Le Paixão, ex-integrante do CPT (Centro de Pesquisa Teatral), de São Paulo, onde estudou e participou de montagens, por vários anos, com o renomado diretor Antunes Filho.

Le Paixão traz sua experiência com o Método do Ator, desenvolvido por Antunes Filho, repassando a técnica de corpo e voz co exercícios que exigem disciplina e entrega das verdades interiores, colocando em xeque os véus do ego.

A proposta do Curso se estenderá, inicialmente, com quatro encontros até o fim deste ano, desenvolvendo um trabalho de estudo e pesquisa do saber-teatral. A Companhia Luiz Henrique prepara e inova-se criativamente, sempre na busca de novos olhares das Artes. "É importante estarmos em contato com diversas frentes artísticas, trazendo pessoas com experiências distintas para agregar valores criativos à nossa Companhia. Essa vinda do Le Paixão coloca-nos em contato com o Método Antunes Filho, um dos expoentes do Teatro Brasileiro. É a visão da Companhia.", explica Charles Pierre, um dos integrantes do grupo e aluno e professor na Escola.

domingo, 12 de setembro de 2010

Fotos de Ballet Luiz Henrique no FENAC 2010

A Companhia Luiz Henrique e o Projeto de Ballet participaram da FENAC 2010, percorrendo as cidades mineiras Formiga, Pouso Alegre, Três Pontas, Varginha e finalizando a temporada em Boa Esperança.


"Essa experiência de sair pra dançar em outras cidades agrega muita bagagem para os pequenos bailarinos participantes do Projeto", comenta o diretor e coreógrafo Luiz Henrique. Há quatro anos o Projeto de Ballet é apoiado pela Prefeitura Municipal de Pouso Alegre - MG, através da Lei de Incentivo à Cultura. Mais de duzentas crianças já foram beneficiadas com a oportunidade de aprender o ballet clássico, bem como demais técnicas de dança moderna, contemporânea, teatro e música.

O FENAC 2010 proporcionou a oportunidade de muitas cidades conhecerem o trabalho do coreógrafo e diretor Luiz Henrique, que muito emocionou o público principalmente com a obra "Severino", que retrata o sofrimento de quem ainda vive em terras secas, com sede de água, de vida, de lembrança e reconhecimento. Essa coreografia foi baseada no clássico literário "Morte e Vida Severina", de João Cabral de Melo Neto.


Luiz Henrique presenteou os bailarinos da sua companhia com a coreografia "Solidão", solo dançado na música "Beija-flor", de Cazuza, que o consagrara como bailarino-expoente nos festivais da TV Cultura nos anos 80. Desta vez o diretor repassou a vez para os pequenos bailarinos do Projeto executarem o solo. Após ensaios e ensaios, os bailarinos passaram por teste e quatro deles, João Henrique, Clarice de Jesus, Viviane Gonçalves e Giovanna Cristina revezaram a coreografia "Solidão" nas cinco cidades em que o Ballet Luiz Henrique partiricipou do FENAC 2010.

Confira abaixo fotos das coreografias "É isso aí", "Característica Nacional" e "Severino".